HIPERMÍDIA E EDUCAÇÃO: A INTERAÇÃO ELETRÔNICA ENTRE LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
A hipermídia é a associação entre hipertexto e multimídia. Textos, imagens e sons tornam-se disponíveis à medida que o usuário percorre as ligações existentes entre eles. A escrita eletrônica não se limita aos textos verbais, podendo os elementos de escrita serem palavras, imagens, sons, ações ou processos realizados por computador. Em vez de ler parágrafos, o leitor pode ver cenas em um vídeo, observar uma seqüência de fotografias, ouvir uma narração oral ou escutar um fragmento musical. A leitura e a escrita eletrônica na educação dão ao processo ensino-aprendizagem uma dimensão completamente nova. A concepção que temos da leitura e da escrita está subordinada à natureza física e visual do suporte em que elas serão veiculadas através das diferentes práticas sociais em que se desenvolvem. Para nossa cultura, o espaço natural do texto escrito é a página impressa, na qual a escrita estável e controlada, de modo exclusivo, pelo autor. O espaço oferecido pelo livro eletrônico é mais fluido e dinâmico, permite ao texto uma maior transitoriedade e mutabilidade, reduz a distancia que separa o escritor do leitor e possibilita sua interação. Este novo modelo de espaço textual facilita o surgimento de outros gêneros de escrita e de novas estratégias didáticas para a leitura e para a escrita. A hipermídia amplia os princípios da escrita eletrônica para o domínio da interação, do som e da imagem. Tudo o que se perceber visual ou audiovisualmente pode fazer parte destes documentos digitais que, por sua flexibilidade e por seu dinamismo, farão com que seja cada vez menos nítida a distinção entre escritor e leitor. O texto eletrônico em formato hipertextual e multimidial requer do leitor a aquisição de novos letramentos para ler/escrever, já que na interface hipermídia elementos hipertextuais, imagéticos, sonoros, cromáticos e pictóricos – estáticos ou animados –integram-se na composição dos conteúdos veiculados, oferecendo um novo meio de leitura e de escrita, em que o usuário pode interagir de maneira mais dinâmica com a informação; escolher entre múltiplas trajetórias e esquemas possíveis de leitura, experimentar o texto como parte de uma rede de conexões navegáveis que oferecem acesso fácil e rápido a outra informação necessária para a compreensão dos elementos propostos pelo espaço educacional. Assim sendo, o uso do sistema de hipermídia enquanto ferramenta no meio educacional necessita que o leitor possua letramentos para interagir com a interface e que a interface possua uma ergonômica usabilidade, para facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, o usuário/leitor participa ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento pelo fato de lhe ser facultado elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, seqüenciando, derivando significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações que lhe possam ser apresentadas.
A hipermídia é a associação entre hipertexto e multimídia. Textos, imagens e sons tornam-se disponíveis à medida que o usuário percorre as ligações existentes entre eles. A escrita eletrônica não se limita aos textos verbais, podendo os elementos de escrita serem palavras, imagens, sons, ações ou processos realizados por computador. Em vez de ler parágrafos, o leitor pode ver cenas em um vídeo, observar uma seqüência de fotografias, ouvir uma narração oral ou escutar um fragmento musical. A leitura e a escrita eletrônica na educação dão ao processo ensino-aprendizagem uma dimensão completamente nova. A concepção que temos da leitura e da escrita está subordinada à natureza física e visual do suporte em que elas serão veiculadas através das diferentes práticas sociais em que se desenvolvem. Para nossa cultura, o espaço natural do texto escrito é a página impressa, na qual a escrita estável e controlada, de modo exclusivo, pelo autor. O espaço oferecido pelo livro eletrônico é mais fluido e dinâmico, permite ao texto uma maior transitoriedade e mutabilidade, reduz a distancia que separa o escritor do leitor e possibilita sua interação. Este novo modelo de espaço textual facilita o surgimento de outros gêneros de escrita e de novas estratégias didáticas para a leitura e para a escrita. A hipermídia amplia os princípios da escrita eletrônica para o domínio da interação, do som e da imagem. Tudo o que se perceber visual ou audiovisualmente pode fazer parte destes documentos digitais que, por sua flexibilidade e por seu dinamismo, farão com que seja cada vez menos nítida a distinção entre escritor e leitor. O texto eletrônico em formato hipertextual e multimidial requer do leitor a aquisição de novos letramentos para ler/escrever, já que na interface hipermídia elementos hipertextuais, imagéticos, sonoros, cromáticos e pictóricos – estáticos ou animados –integram-se na composição dos conteúdos veiculados, oferecendo um novo meio de leitura e de escrita, em que o usuário pode interagir de maneira mais dinâmica com a informação; escolher entre múltiplas trajetórias e esquemas possíveis de leitura, experimentar o texto como parte de uma rede de conexões navegáveis que oferecem acesso fácil e rápido a outra informação necessária para a compreensão dos elementos propostos pelo espaço educacional. Assim sendo, o uso do sistema de hipermídia enquanto ferramenta no meio educacional necessita que o leitor possua letramentos para interagir com a interface e que a interface possua uma ergonômica usabilidade, para facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, o usuário/leitor participa ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento pelo fato de lhe ser facultado elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, seqüenciando, derivando significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações que lhe possam ser apresentadas.
Palavras-chaves: Hipermídia. Linguagem. Interação.