ANÁLISE E PERSPECTIVA DO PROCESSO EDUCATIVO NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN
Gisele Castro Varela - UERN
Kalídia Felipe de Lima - UERN
Kalídia Felipe de Lima - UERN
A educação não se restringe apenas aos espaços escolares podendo ocorrer também nos espaços não escolares. Partindo desse pressuposto que foi proporcionado por estudos desenvolvidos na disciplina de Sociologia da Educação acompanhamos um dia de trabalho de uma equipe composta por profissionais de saúde, dando enfoque ao trabalho do enfermeiro. Com o intuito de compreender se ocorre um processo educativo no Programa Saúde da Família (PSF), e se existe de que forma o mesmo está sendo realizado. É de suma importância o trabalho, uma vez que essa educação pode ampliar o conhecimento da comunidade. Além de sensibilizar a mesma a respeito da importância da sua participação em ações que visem à promoção da saúde. O trabalho foi realizado a partir de um acompanhamento à equipe do PSF da Unidade de Saúde do CAIC, localizada no bairro Belo Horizonte na cidade de Mossoró. Deste modo, em cada visita domiciliar na área de abrangência do referido programa fizemos anotações, tiramos fotos das pessoas atendidas, registrando as informações em um diário de campo. Num segundo momento fizemos a catalogação dos dados e das imagens. Em seguida veio a construção do relatório final que foi apresentado em sala de aula em forma de seminário por um grupo de discentes do segundo semestre do curso de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (FAEN) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Observamos que ocorre um processo educativo no trabalho cotidiano do enfermeiro e que este se realiza de forma interativa. Os profissionais de enfermagem não impõem arrogantemente o seu saber acadêmico. Eles consideram os conhecimentos prévios da comunidade e, deste modo, a participação da mesma se dá de forma significativa, pois esta se sente acolhida. Diante dessa perspectiva observamos que o enfermeiro utiliza uma linguagem de fácil acesso a fim de que haja uma melhor compreensão do que está sendo abordado. Por fim concluímos que a educação se constitui como uma ferramenta indispensável à sensibilização da comunidade em prol de uma melhoria da qualidade de vida, já que estes estarão mais atentos aos fatos que acontecem na sua realidade podendo agir como atores e não como meros coadjuvantes.