AS IDENTIDADES DE GÊNERO: O LUGAR DA MULHER SOCIAL E CULTURALMENTE CONSTRUÍDO
Marli Barboza da Silva - UFMT
Este artigo tem como objetivo inserir no campo da discussão a representação feminina transmitida pela mídia televisiva, capaz de ditar as normas de comportamento a serem incorporadas no cotidiano da mulher brasileira. Tomando por base a mídia áudio-visual como espaço de re-significação do processo de incorporação e subjetivação dos bens simbólicos e a imagem feminina enquanto produto e veículo de consumo. Neste estudo abordou-se o espaço televisivo como espaço de subjetivação e monitoramento
comportamental em relação ao entorno do mundo feminino. Buscar-se-á uma possibilidade de interpretação com novos olhares para a mídia, iniciando uma análise das representações sobre a temática da mulher nos Estudos Culturais. Enfim, analisaremos a categoria da representação genérica apreendendo-a como uma prática de significação que produz conhecimento sobre o comportamento social.
Palavras-chave: Gênero. Representação. Realidade. Imagem feminina. Cultura.