A CONSTRUÇÃO DE CELEBRIDADES NA MÍDIA: DISCURSOS E CONSTRUÇÕES DO SUJEITO
Júnia Cristina Ortiz Matos - UESB
Este trabalho pretende analisar o reality show Ídolos, versão brasileira do programa britânico Pop Idol, uma competição que busca novos nomes para o cenário musical e “determina” o novo ídolo nacional no estilo ‘pop’, de acordo com a votação dos telespectadores. Analisaremos a construção discursiva de identidades buscando entender os mecanismos discursivos que integram a construção de “celebridades instantâneas” realizada pela mídia, a partir da Análise do Discurso de orientação francesa, fundamentada nos postulados de Michel Foucault. O estudo buscará perceber a forma como se dá a transformação de pessoas comuns em celebridades, além de entender os discursos que são criados pela mídia a respeito do que significa ser um ídolo e, ainda, analisar como se dá a proliferação destes discursos. Discutiremos, também, os procedimentos de construção de sentidos na mídia, bem como os mecanismos de controle que embasam essa produção. Nessa linha, o corpo será tomado como unidade central da construção dos sentidos e será evidenciado como forma de legitimação da imagem do sujeito, no caso, dos futuros “ídolos”.
Palavras-chave: Celebridade.Corpo. Discurso. Mídia