CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DAS ESCOLAS DO MST NA MÍDIA ONLINE CONQUISTENSE
 
Fernanda Castro - UESB

O presente artigo propõe-se analisar como se dá discursivamente a construção das escolas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, a partir de duas matérias sobre a escola do movimento, publicadas pelo jornal online A Semana da cidade de Vitória da Conquista, averiguando como a se mostra a formação de identidades a partir desse discurso. Pretendemos, também, com o conhecimento da Análise do Discurso Francesa, fundamentada nos escritos de Michael Foucault, estudar como a partir de uma memória e da posição que o jornal assume na história é feita a construção de identidades do movimento MST no seu âmbito educacional. Estudaremos a construção de sujeitos tendo o corpo como um espaço discursivo, um produtor e receptor de discursos, um agente social e histórico, além de sua posição em relação as suas resistências ao padrão educacional existente. Abordaremos ainda os procedimentos de controle usados por essa nova mídia para um entendimento da sua ação no público leitor, bem como o desenvolvimento de um discurso estereotipado em relação ao MST.

Palavras-chave: Discurso. Corpo. Educação. MST. Jornal.