CORPOS SILENCIADOS: O APAGAMENTO DAS IDENTIDADES NO LIVRO DIDÁTICO
 
Ramilda Viana Gomes da Silva - UESB

Este trabalho tem como objetivo investigar os apagamentos de identidades corporais que se constroem discursivamente entre textos e imagens no livro didático; verificar qual o tipo de sujeito o discurso do livro didático constrói e compreender a memória discursiva de textos verbais e não-verbais. O corpus escolhido é o livro didático de Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental (6ª série), de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. O livro didático é um instrumento de auxílio no trabalho do professor, e a educação utiliza-se dessa ferramenta com maior ou menor grau de penetração. No entanto, entendemos que seus conteúdos recuperam a ordem discursiva do universo pedagógico, incluindo autores, editores e instituições específicas como a escola e a própria mídia. Para tanto, trabalharemos com os postulados da Análise do Discurso de linha francesa, tomando os trabalhos de Michel Foucault.

Palavras-chave: Corpo. Discurso. Identidade. Língua. Livro didático.