A FORMAÇÃO DOS SUJEITOS NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DOS “CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA”
Josirlene Cardoso Lima - UESB
Luci Mara Bertoni - UESB
Este artigo analisa o contexto das políticas educacionais dos “ciclos de formação humana” do ponto de vista da formação das crianças e adolescentes, sujeitos envolvidos neste processo. Neste sentido, busca uma melhor compreensão das relações sobre as políticas públicas sociais implementadas no Brasil, particularmente, as políticas educacionais, a partir de interesses políticos e econômicos direcionados pelo Banco Mundial que financia e controla, numa perspectiva neoliberal, as políticas educacionais dos países a este submetidos. Dentro desta proposta, fazemos uma breve análise do programa de progressão continuada, também denomindado “ciclos de formação humana”, destacando aspectos de sua estrutura e funcionamento, considerando-o como uma reforma educacional que busca uma “qualidade” na educação, visando à universalização do ensino por meio da relação custo/benefício. Baseando-se na busca de tal qualidade, o programa tem como objetivo mostrar que mesmo com a redução no sistema dos números de evasões devido ao novo regime de ciclos, o problema ainda existe, mas de forma camuflada, sendo, portanto, necessário compreender quais motivos levam à evasão na escola pública, mesmo com esforços para reduzir esta estatística. De outro ponto de vista, as políticas educacionais buscando diminuir o índice de evasão e repetência desconsideram a qualidade do ensino e o grau de aprendizagem dos sujeitos que mesmo permanecendo na escola, não aprendem, podendo ser vítimas da exclusão social.