GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: COMO E COM QUE FINALIDADE OS PROFESSORES TRABALHAM A PRODUÇÃO DE TEXTO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO

Adriana Morais Jales de Lima - UERN
Gilton Sampaio de Souza - UERN
 
O ensino da produção de textos no Ensino Médio e a dificuldade enfrentada pelos alunos na prática de produção desses textos são assuntos que vem recebendo especial atenção dos estudos atuais. Esse trabalho, parte da pesquisa “A função social dos textos trabalhados no ensino de língua materna e estrangeira: um estudo acerca dos gêneros discursivos adotados no Ensino Médio e Superior” financiada pelo CNPq/UERN, tem como objetivos examinar como os professores do ensino médio conduzem as atividades de escrita e analisar a finalidade dessas atividades. Para fundamentar teoricamente nosso estudo, tomamos como base autores como Bakhtin (2003), Bronckart (1999), Souza (1998; 2000; 2001; 2005b), Swales (1990), Schneuwly e Dolz (1997), Marcuschi (2003; 2006), Antunes (2002; 2003; 2005), dentre outros. Para a coleta dos dados, aplicamos questionários a alunos e a professores de algumas turmas do 3º ano do Ensino Médio e fizemos notas de campo, com visitas in loco. Os resultados mostram que as atividades de escrita são conduzidas, normalmente, em forma de exercícios, traduções de textos e ditados. Com isso, compreendemos que o espaço de sala de aula no Ensino Médio não tem propiciado um trabalho significativo nas atividades de escrita que se ressentem da falta de contextualização que seria possível com um trabalho explicitamente firmado na teoria dos gêneros textuais.