A MARCA REGIONALISTA COMO ELEMENTO CONSTITUINTE DO MODERNO TEXTO POÉTICO: UM ESTUDO DO POEMA EPISÓDIO, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE 

Pedro Fernandes de Oliveira Neto - UERN


Num ensaio intitulado A carroça, o bonde e o poeta modernista, Roberto Schwarz (1999) discute a partir da poética de Oswald de Andrade – mais especificamente o poema pobre animália – acerca do poeta e da poesia modernista no Brasil. Alude o teórico à conciliação de três elementos característicos na poesia de Oswald: (i) uma fórmula fácil e eficaz para ver o Brasil pelas janelas do poema – o contexto social; (ii) o ser poeta sem o esteticismo apregoado pelos poetas doutras escolas literárias – o poema livre de rimas e de enfeites vocabular; e (iii) o uso de um reduzido vocabulário – reduzido, no sentido de ser um vocabulário comum a todos. Para ele, isso se soma numa fórmula de duas operações: a justaposição de elementos próprios ao Brasil colônia e ao Brasil burguês e a elevação do poema à dignidade de alegoria do País. São estes elementos que apontam para uma marca comum no moderno texto poético e sua relação com o espaço social: a de um movimento de tensão no interior do poema (ADORNO, 1975), que é, noutras palavras, o que dá forma ao fazer poético na modernidade. Partindo destas discussões, o presente estudo objetiva uma leitura do poema Episódio, da obra A Rosa do Povo, de Carlos Drummond de Andrade (1945), a fim de observar que, no moderno texto poético associam-se além desses elementos observados em Oswald por Schwarz, que também são comuns em Drummond, outros, tais como, os traços do regional. São estes que, por sua vez, demarcam no corpo do poema um espaço de confluências do tradicional com o moderno. Logo, o propósito desse estudo reside em entender essa dualidade – do tradicional versus do moderno – no corpo do poema, observando o elemento regionalista enquanto desencadeador de um movimento dialético perene, ao mesmo tempo em que o poema se porta como espaço cônscio de referência ao social. Estas discussões são pertinentes à medida que revelam algo de essencial: a apreensão da realidade enquanto antitética e também do poema enquanto unidade contraditória. E mais: a constatação de que na poética moderna não há uma ruptura com o tradicional, antes a incorporação de novos traços que tornam a constituir uma nova feição ao corpo do poema e do fazer poético. 

Palavras-chave: Regionalismo. Texto poético. Carlos Drummond de Andrade. 

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