A MARCA
REGIONALISTA COMO ELEMENTO CONSTITUINTE DO MODERNO TEXTO POÉTICO: UM ESTUDO DO
POEMA EPISÓDIO, DE CARLOS DRUMMOND DE
ANDRADE
Pedro Fernandes de Oliveira Neto - UERN
Num
ensaio intitulado A carroça, o bonde e o
poeta modernista, Roberto Schwarz (1999) discute a partir da poética de
Oswald de Andrade – mais especificamente o poema pobre animália – acerca do poeta e da poesia modernista no Brasil.
Alude o teórico à conciliação de três elementos característicos na poesia de
Oswald: (i) uma fórmula fácil e eficaz para ver o Brasil pelas janelas do poema
– o contexto social; (ii) o ser poeta sem o esteticismo apregoado pelos poetas
doutras escolas literárias – o poema livre de rimas e de enfeites vocabular; e (iii)
o uso de um reduzido vocabulário – reduzido, no sentido de ser um vocabulário comum
a todos. Para ele, isso se soma numa fórmula de duas operações: a justaposição de
elementos próprios ao Brasil colônia e ao Brasil burguês e a elevação do poema
à dignidade de alegoria do País. São estes elementos que apontam para uma marca
comum no moderno texto poético e sua relação com o espaço social: a de um
movimento de tensão no interior do poema (ADORNO, 1975), que é, noutras
palavras, o que dá forma ao fazer poético na modernidade. Partindo destas
discussões, o presente estudo objetiva uma leitura do poema Episódio, da obra A Rosa do Povo, de Carlos Drummond de Andrade (1945), a fim de
observar que, no moderno texto poético associam-se além desses elementos observados
em Oswald por Schwarz, que também são comuns em Drummond, outros, tais como, os
traços do regional. São estes que, por sua vez, demarcam no corpo do poema um
espaço de confluências do tradicional com o moderno. Logo, o propósito desse
estudo reside em entender essa dualidade – do tradicional versus do moderno – no corpo do poema, observando o elemento
regionalista enquanto desencadeador de um movimento dialético perene, ao mesmo
tempo em que o poema se porta como espaço cônscio de referência ao social.
Estas discussões são pertinentes à medida que revelam algo de essencial: a
apreensão da realidade enquanto antitética e também do poema enquanto unidade
contraditória. E mais: a constatação de que na poética moderna não há uma
ruptura com o tradicional, antes a incorporação de novos traços que tornam a
constituir uma nova feição ao corpo do poema e do fazer poético.
Palavras-chave: Regionalismo. Texto poético. Carlos Drummond de Andrade.
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