O USO RETÓRICO DA ATIVIDADE DE CATEGORIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO/NEGOCIAÇÃO DE PONTOS DE VISTA EM SITUAÇÕES DE CONFLITO
Sonia Bittencourt Silveira - UFJF
Lílian Márcia Divan - UFJF
Lílian Márcia Divan - UFJF
Este estudo tem como pressuposto que falantes e ouvintes recorrem a formas alternativas de descrição de estados de coisas a fim de realizar, ações como as de argumentar, contestar, concordar. Adotamos uma perspectiva interacional em estudos do discurso, segundo a qual, a fala é sempre formatada para a ação, em suas ocasiões de uso (Sacks,1992, Edwards,1998), e retoricamente orientada para as metas comunicativas dos atores sociais Tomando como base dados reais de fala,gerados em audiências de conciliação no PROCON,buscamos descobrir os tipos de atividades discursivas que as categorias verbais realizam e como são empregadas pelos participantes deste tipo de atividade de fala para defender e/ou refutar pontos de vista, construídos e negociados no curso da interação.Dentre os principais movimentos retóricos que as atividades de categorização realizam, no contexto analisado, destacamos a construção de contrastes e mudanças de foco e perspectiva.