A ARGUMENTAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DOS PRIMEIROS ANOS DO FUNDAMENTAL: QUAIS SÃO OS GÊNEROS DISCURSIVOS QUE PODEM ENSINAR A ARGUMENTAR?

Ana Gabriela de Souza Seal

Nossa pesquisa gira em torno da abordagem argumentativa traçada nos livros didáticos de História destinados às séries iniciais. Assim, focamos nossas análises no material textual de duas coleções desse material. Buscamos identificar particularmente os gêneros textuais nos quais havia a abordagem de aspectos argumentativos, sobretudo os textos da ordem do argumentar. Desta forma, realizamos uma aproximação inicial com o objeto de pesquisa através de um mapeamento do total dos textos das coleções e posteriormente produzimos nossas análises sobre aqueles que apresentaram dimensões argumentativas. Nas coleções analisadas, identificamos uma variedade considerável de gêneros textuais. Contudo, a maioria das ocorrências fez referência a textos adaptados e/ ou fragmentos desses, o que levou-nos a inferir que o livro didático foi tomado como um suporte que precisa apresentar uma linguagem fácil aos/ às discentes, gerada por esses movimentos. Outro ponto fundamental foi a assunção da abordagem via eixos temáticos pelas coleções. Quanto mais distantes de uma perspectiva linear da história, as coleções apresentaram mais textos didáticos e menos relatos históricos. À medida que se invertia essa perspectiva, passava-se a uma abordagem mais linear e menos temática, os relatos históricos ganhavam espaço. Com relação aos textos que apresentaram dimensões argumentativas, em ambas as coleções, destacaram-se os textos didáticos, relatos históricos, reportagens e legendas. Aqueles que apresentaram menos freqüência, nos quais acrescentaram-se alguns da ordem do argumentar, assumiam função de textos ilustrativos ou complementares, dos quais ressaltamos os anúncios, propagandas, charges e músicas.