SANDÁLIAS HAVAIANAS A MODIFICAÇÃO DE CONCEITOS SÓCIO-CULTURAIS
ATRAVÉS DA MÍDIA 

Amaurícia Lopes Rocha Brandão - FIC

Sem dúvidas, as sandálias Havaianas é um dos produtos mais intrigantes existentes em nossa sociedade de consumo, uma das razões que leva a tantos estudiosos investigarem essa adaptabilidade que esse produto possui. As sandálias Havaianas, está há mais de quarenta anos no mercado, e a partir da década de 1990, o produto modificou seu conceito, sendo destinado a qualquer segmento do mercado, diferenciando-se apenas pelos modelos, que possuem preços diferentes. Além disso, o produto pode ser encontrado em qualquer parte do mundo. Para isso, as campanhas publicitárias das Havaianas, passaram a ser realizadas através da propaganda testemunhal, com a presença de famosos e de slogans como: “Havaianas, todo mundo usa”. Dessa forma, o objetivo desse estudo é analisar os anúncios desse produto, verificando as mudanças apresentadas em seu discurso atual, a fim de percebemos como a mídia é capaz de modificar a produção de sentidos na recepção do conceito de um produto para uma sociedade. A metodologia utilizada para essa pesquisa está sendo através de pesquisa bibliográfica e da análise dos anúncios publicitários e ações recentes das sandálias Havaianas – como a entrega de uma sandália dourada, semelhante à estatueta do Oscar, aos principais concorrentes do Oscar nesse ano – comparandoas com alguns de seus concorrentes. Até o momento, através da analise dos anúncios, constatamos a utilização de celebridades no meio eletrônico, como no caso a televisão que é uma mídia massiva, direcionada aos diferentes segmentos que a marca atendem. E no meio impresso, seus anúncios apresentam a predominância da linguagem não-verbal, com elementos visuais chamativos, como o excessivo uso de cores, sempre tentando mostrar os vários modelos e cores que o produto oferece. Além disso, podemos perceber através da linguagem utilizada que os anúncios impressos são destinados ao público de poder aquisitivo maior, pois muitas vezes a apresentação dos anúncios é exibida como se fosse uma tela de pintura.