ABORDAGENS FONÉTICO-FONOLÓGICAS E O ENSINO DOS ENCONTROS VOCÁLICOS
Antônia Margarete dos Santos - UERN
O presente trabalho traz uma abordagem sobre a fonética, a ciência que estuda os sons da fala humana. Esta pesquisa, no entanto, deteve-se apenas nos segmentos vocálicos, destacando sua importância, em que as vogais são responsáveis pela formação de sílabas. A classificação das vogais compõe-se de: alta, médio-alta, médio-baixa e baixa. Assim, neste trabalho, descrevendo a posição em que se encontram (anteriores ou posteriores) e se os lábios são arredondados ou não ao produzirem o som. A pesquisa procura mostrar a importância deste segmento nos encontros vocálicos que são analisados de acordo com a Gramática Normativa e alguns teóricos. Levando em consideração a importância das semivogais, ou seja, uma mudança de qualidade vocálica, pois possuem sonoridade mínima que implica no encontro vocálico, descrevemos seus conceitos e aplicações escolares. O objetivo é analisar a ineficiência do conceito fornecido pela escola, pois é confuso e equivocado. Constatamos que os professores precisam melhor analisar os conceitos que eles fornecem aos alunos de modo que não os prejudiquem com relação aos encontros vocálicos. Para isto, a leitura de alguns autores foi necessária, como: Callou e Leite (2001), Mattoso Câmara (2002), Silva (2001), Silveira (1988), entre outros, constituindo-se, assim, também uma pesquisa de cunho bibliográfico.