AS REPRESENTAÇÕES E OS SABERES DOS UNIVERSITÁRIOS ACERCA DO GÊNERO RESUMO ACADÊMICO

Ana Paula Lopes - UERN

Com esta pesquisa objetivamos investigar as representações sociais do resumo no contexto universitário. Pretendemos mostrar como o aluno transfere para a prática de escrita as suas representações acerca do gênero resumo, bem como seu entendimento do modo de organização e funcionamento desse gênero na academia. Com base nos estudos de Moscovici (2003), Bakhtin (2000), Matêncio (2002; 2003), Kleiman (2005), Assis e Mata (2005), entre outros, apresentamos as discussões sobre os gêneros discursivos, o resumo como atividade de retextualização, a teoria da representação social e sua relação com os estudos da linguagem. Nesta pesquisa utilizamos o método de pesquisa indutivo e seguimos a abordagem qualitativa da pesquisa. Para a análise utilizamo-nos de questionários e de resumos produzidos por alunos dos cursos de graduação em Letras, Pedagogia e Geografia do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia”, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Os resultados apresentam representações sociais do resumo como comprovação da compreensão leitora de um determinado texto, produzido através da colagem do dizer e da forma de dizer do autor do texto-base. Os resumos analisados nascem de práticas discursivas cujo funcionamento se define por fatores que se distanciam, numa certa medida, daqueles em que se fundam as práticas discursivas da comunidade acadêmica, da qual emergem os resumos acadêmicos. Concluímos que há necessidade de se intensificar, na graduação, os procedimentos didático-pedagógicos nas situações de ensino-aprendizagem de gêneros acadêmicos, de modo que se passe a considerar as condições de produção, recepção e circulação do texto nesse domínio.