AUTOR E LEITOR: DUAS PERSPECTIVAS DISTINTAS NA REVISÃO DE TEXTOS

Cínthya da Silva Martins - UECE

A revisão, como uma das etapas do processo de escrita, é uma tarefa indispensável na produção de textos acadêmicos. Na construção desses textos, e em especial na escrita de trabalhos de pós-graduação, como monografias, dissertações e teses, há que se considerar dois tipos de revisão: a revisão na perspectiva do autor (o próprio aluno se coloca como revisor) e a revisão na perspectiva do leitor (o professor-orientador se coloca como revisor). Feita, pois, a partir de perspectivas diferentes, a revisão pode apontar problemas de ordem distinta. Baseadas nesse pressuposto, analisamos tarefas de revisão e de reescrita no decorrer do processo de escritura de 10 monografias produzidas por alunos do Curso de Especialização em ensino de Língua Portuguesa da Universidade Estadual do Ceará. O corpus da pesquisa é composto de rascunhos de texto revisados pelo professor-orientador da monografia e de textos reescritos pelos orientandos. A hipótese com que trabalhamos é a de que, na reescritura, são consideradas em maior medida inadequações relativas aos aspectos formais do texto (gramática e convenções de escrita) em detrimento de aspectos textuais (continuidade, progressão, não-contradição, articulação, referenciação). A pesquisa ainda se encontra em andamento (levantamento do corpus), portanto, ainda não dispomos de resultados.