AULA DE LEITURA EM INGLÊS: IMPLICAÇÕES DAS ESCOLHAS TEXTUAIS E SUA EXPLORAÇÃO NA ÓTICA DA ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA

Jailson José dos Santos - UECE

A despeito de todas as propostas de abordagem para a aula de leitura de inglês como língua estrangeira que propõem o desenvolvimento da capacidade leitora, especialmente crítica, tem-se observado ainda uma sobreposição do tempo destinado as atividades de cunho metalingüístico em relação à análise de conteúdo. Por outro lado, essa tendência coloca ênfase nas questões de cunho tecnicista da língua. As conseqüências dessa postura é o comprometimento do espaço de aprendizagem, que é a sala de aula, no que se refere à contribuição que a educação em LE traz para a formação geral dos alunos. De acordo com a Teoria Social do Discurso (TSD) na Análise do Discurso Crítica (ADC), conforme Fairclough (2001, 2003) e a exploração dos aspectos ideológicos proposto por Thompson (2003), um trabalho voltado para a habilidade de leitura deve considerar também uma perspectiva crítica, em relação às ideologias subjacentes aos textos. Como os livros didáticos vêm imbuídos de textos com marcas de seus contextos de produção, a ausência de um trabalho crítico pode promover a repetição de ideologias subjacentes aos textos e seus temas. Destarte, as escolhas temáticas trabalhadas em sala de aula e a forma pela qual os textos são explorados através das questões de compreensão, em muito colaboram para a desmistificação de pontos de vistas oriundos dos contextos de produção, tanto quanto para a reprodução de tais pontos de vista. As implicações dessas posturas relacionam-se com a transgressão das relações de poder através da linguagem ou com a sua perpetuação. Para esse trabalho foram observadas algumas aulas de inglês em escolas públicas e privadas. Os resultados apontam para uma possível negligência em relação à exploração das ideologias oriundas dos respectivos contextos de produção dos textos. Tudo isso, de acordo com a ADC, pode contribuir para a reprodução de posturas passivas na formação dos leitores.