COLONIZAÇÃO E ORDENS DO DISCURSO: POR UM APARATO TEÓRICO-METODOLÓGICO DA ACD

Karla Romena Silva de Souza - UERN

Em nosso trabalho de pesquisa pretendemos expor a temática do discurso e da mídia, focando o funcionamento da colonização da ordem do discurso jornalístico através da sua ligação com o discurso publicitário, tendo em vista especificamente analisar as chamadas dos programas de telejornais. Para isso faremos uma revisão da literatura, selecionaremos um conjunto de audições de programas de telejornal de uma emissora local e de grande alcance, para tal consideramos o jornal vespertino “RN-TV” (1ª edição), veiculado diariamente exceto aos domingos, de 12h15 às 12h45, pela emissora InterTv-Cabugi, afilida Rede Globo de Televisão no Rio Grande do Norte, com sede matriz em Natal. Em seguida transcreveremos e estudaremos os dados selecionados à luz de pressupostos teóricos pertinentes a Teoria/análise de Gêneros Textuais como também da Semiótica Social, tendo em vista as teorias propostas por Fairclough (2001), Carvalho (2005), Bezerman (2005), Marcuschi (2003), entre outros. Nos os propomos a analisar a constituição do discurso publicitário no gênero textual “chamada de noticiário televisivo”, no que se refere aos aspectos estruturais e sociocomunicativos. Do ponto de vista prático discursivo, nosso objetivo é especificar as práticas de produção, distribuição e consumo do texto, condicionadas ao tipo do discurso que o ambiente representa. Do ponto de vista da análise da prática social, nossa meta é explicitar as relações e as estruturas sociais e hegemônicas constituintes do meio discursivo, da prática social, como também em face do controle do acesso discursivo. E também nos propomos a investigar o funcionamento da multimodalidade discursiva, buscando identificar como o uso específico de um ou outro modo é guiado por intenções socialmente determinadas.