A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE HOMOAFETIVA NO AMBIENTE ESCOLAR
Diana Patrícia de Queiroz - UERN
Francisco Paulo da Silva - UERN
Este trabalho tem por principal objetivo analisar o processo de constituição das identidades homoafetivas no ambiente escolar. Apoiado nos dispositivos oferecidos pela Análise do Discurso (AD), de orientação francesa e nos estudos sobre a sexualidade e a subjetividade desenvolvidos por Foucault. A pesquisa analisou experiências de vidas homoafetivas no ambiente escolar. O trabalho foi construído a partir de narrativas de vida dos sujeitos pesquisados, observando-se, nessas narrativas, como tais sujeitos eram tratados pela escola, enquanto instituição, e pelos atores escolares (professores e colegas) e como conviviam nesse espaço diante das formas de discriminação e de exclusão que acompanham suas experiências de vida socialmente e que, provavelmente, se reflete na escola. A questão maior que nos incomodava era como cada um dos sujeitos inscreveram sua identidade sexual na escola e como foram tratados pelos atores escolares. Para isso tanto as relações intersubjetivas quanto as atividades curriculares foram tomadas como elementos substanciais para visualizar as práticas e políticas de inclusão social no contexto escolar. As narrativas apontam as dificuldades enfrentadas por homoafetivos para inscrever-se no espaço da escola e revelou que os sujeitos são constantemente convocados a desenvolver estratégias de resistência na construção de suas identidades.
Palavras-chave: Discurso. Identidades. Homoafetividade. Escola. História de vida.