DIAGNÓSTICO: VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA E LÍNGUA FALADA E ESCRITA
Érika Ellen Alves de Oliveira - UFRNR
Rouse Klébia Rodrigues Cândido - UFRN
Tendo em vista o estudo de variação lingüística e de língua falada e língua escrita na disciplina Lingüística I, no terceiro período do curso de Letras, Língua Portuguesa, noturno, da UFRN, já fazendo parte do novo currículo, que exige 15 horas de dimensão prática, realizou-se um diagnóstico na turma de primeiro ano B vespertino do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de ensino, no município de Natal, durante a aula da professora de língua portuguesa, denominada nesta análise como Professora I, no segundo semestre do ano letivo de 2007. O número de alunos matriculados na turma era de 42, sendo um desistente, mas apenas 28 faziam-se presentes e responderam o questionário. Tal diagnóstico, que teve como objetivo avaliar a compreensão desses temas entre os alunos presentes, foi composto por três questões fechadas com opção de Sim, Não e Não me lembro; três abertas e fechadas com opção de sim, não e porque, e cinco abertas. Durante a aplicação do diagnóstico, em relação à variação lingüística, procurou-se avaliar se os alunos já haviam estudado, caso a resposta fosse positiva, o que havia estudado, se havia achado interessante; quanto à língua falada e escrita, se haviam estudado as duas modalidades, se existem diferenças, quais e análise de um pequeno texto, no estilo informal, da Gramática Nova, de Faraco e Moura, 1992. Para melhor avaliação dos referidos temas as falas dos alunos foram transcritas ipsis litteris. O resultado foi variado: uns pareciam não ter estudado, outros demonstravam estar familiarizados com os temas sem demonstrar preconceito lingüístico, outros com preconceito, principalmente no tocante à variação nordestina, ou ao estilo de língua informal, principalmente da língua falada. O relato desse diagnóstico correspondeu à nossa segunda avaliação e, ao mesmo tempo, funcionou como nosso início no campo da pesquisa na academia, como também contribuiu para nossa formação como futuros profissionais.