A EXPERIÊNCIA DE LER E O PAPEL DO CONTEXTO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR
Maria Lúcia Pessoa Sampaio - UERN
Como parte da investigação “Memória de leituras de pós-graduandos: textos e contextos na constituição de leitores” (SAMPAIO, 2007), financiada pelo PIBIC/CNPq, objetiva-se com este trabalho analisar as experiências de leitura de pós-graduandos, para a qual foram utilizados como instrumentais as produções/relatos de leituras, organizadas em Banco de Dados da pesquisa. Para a fundamentação, as discussões se pautam nos estudos de Amarilha (2003), Martins (1994), Lewis (2003), Benevides (2008), Halbwachs, (2006), Freire (1987), PCNs de Língua Portuguesa (1997) como referenciais, dentre outros. As categorias de análise adotadas compreendem: o como se deu a formação desses leitores, os eventos de leituras, como e onde se deu a leitura, quem participa dela, as formas de acesso, os gêneros privilegiados, a contribuição da leitura para a prática social, o papel dos contextos formais e informais, as políticas públicas e as formas de acesso a elas, como também a caracterização do perfil desses leitores. Como resultado, identificou-se o perfil desses leitores, a partir das categorias de análise e, constatamos que, a maioria dos eventos de leitura ocorre na escola, em cumprimento as exigências escolares, embora esta (a escola) não seja vista como propulsora do gosto, ficando a cargo da família o incentivo de ler. Do que se conclui que a leitura feita pelos pós-graduandos não se dá de forma prazerosa, apesar dos mesmos reconhecerem a contribuição advinda da escola e família.