O JOGO ALUSIVO E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM "MEMÓRIAS DE LÁZARO"
Mirélia Ramos Bastos Marcelino - UESC
O presente artigo é fruto de uma pesquisa que temos desenvolvido na área de Lingüística com o apoio do Programa de Iniciação Científica com Bolsa (ICB-UESC). A investigação constitui-se de um estudo do jogo alusivo presente nas estratégias de leitura e escrita no romance Memórias de Lázaro, corpus da pesquisa. Entende-se que a alusão, estratégia mediadora dos movimentos da intertextualidade, constitui uma mola propulsora para a construção de sentido no romance e, portanto, fornece subsídio de grande importância para a leitura e a interpretação em sala de aula. Enquanto estratégia textual, ela ilumina o movimento fenomenológico dialético que o autor empírico, vestindo-se de autor-modelo, utiliza na construção de seu leitor empírico, vestido de leitor-modelo. Entendemos que o papel da alusão não é só fazer avançar ou recuar a narrativa, mas sim formar a figura do todo, a partir de pequenos índices, citações, que formam pequenas partes de um certo todo. A metodologia utilizada tem na fenomenologia dialética as luzes que iluminam (rão) a coleta e análise dos dados. Utilizando-se da pesquisa teórica que tem como base Bakhtin (1997), Torga (2001), Eco (1986), Kosik (1995), Cury (1982), Campos (1986), Marcuschi (2005), Brockart (1999), esperamos corroborar a hipótese de que o leitor pressuposto de Adonias é aquele que faz o jogo alusivo previsto pelo autor empírico em Memórias de Lázaro.
Palavras-chave: Alusão. Interpretação. Estratégias de leitura. Romance.