A EXPERIÊNCIA ETNOGRÁFICA E A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Elisângela Oliveira Viana - UFC
Neste trabalho, analisaremos a mediação pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem (doravante AVA). Inicialmente, centramos nossa atenção na reflexão sobre a experiência da etnografia em ambiente digital, com base na técnica da observação participante. É nosso interesse mostrar como essa experiência nos permitiu aprender como se dá os processos de construção e codificação de um corpus para, com base nele, observarmos a mediação pedagógica em chats educacionais. Quanto à geração e a codificação dos dados, a análise revela que uma pesquisa de caráter etnográfico auxilia sobremaneira na percepção do caráter organizacional do ambiente estudado, bem como possibilita que entendamos os sujeitos em seu contexto. Naquilo que diz respeito à mediação pedagógica em chats educacionais, os dados nos permitem concluir que, nessa modalidade de ensino, a mediação pedagógica nos chats possibilita a construção do conhecimento em que o professor passa a ser um colaborador/orientador. Isso se aplica quando notamos que na relação dos participantes há a constituição de um movimento no qual um participante tenta auxiliar o outro. Nessa perspectiva, cumpre destacarmos o papel do tutor como um sujeito responsável pelo gerenciamento das discussões no AVA. Essa conclusão aponta para o fato de que há uma ressignificação do papel do professor, o qual passa a entender sua condição de facilitador e de orientador e que o aluno, por sua vez, se sente mais interessado a interagir.
Palavras-chave: Mediação Pedagógica. Educação a Distância. Etnografia.