ORKUT UMA INTERFACE VIRTUAL NOVAS LINGUAGENS, NOVAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
Emanuel Feliciano da Silva - UEPB
Filomena Maria G. S. C. Moita - UEPB
Verônica Santos de Lima - UEPB
Existem inúmeras interfaces virtuais que estão disponíveis pela Internet, no entanto a de uso excessivo são os sites de relacionamento que podem colocar em contato milhões de pessoas com objetivos em comum, permitindo entre outras coisas, as questões relacionadas à Educação. Já que através desta interface são proporcionados aos seus usuários ambientes virtuais que propõe espaços de discussão, comunicação, interação e aprendizagem, tornando-os construtores e protagonistas do conhecimento recíproco e interlocutores de novas linguagens. Entretanto, essa nova proposta de aprendizagem pode ser estabelecida durante o processo de ensino-aprendizagem através do mundo virtual, as instituições de ensino, no entanto, podem apropriar-se desta ferramenta de grande importância tanto para educandos quanto para educadores, utilizando-as a fim de mudar os mecanismos educacionais visando um aprendizado colaborativo, lúdico, livre e interativo. Nessa perspectiva este texto tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre o ORKUT enquanto uma nova linguagem e sua importância no processo de ensino e aprendizagem da língua Portuguesa e Inglesa nas escolas públicas de ensino médio nas cidades de São João de Campestre – RN e Solânea – PB. Ou seja, o ORKUT enquanto nova linguagem oferece novas possibilidades pedagógicas? Para tanto recorremos a autores como Lèvy, 1996; Mcluhan, 1996; Kenski Pierre, 2007, Moita, 2007 entre outros que nos embasaram teoricamente para a efetivação deste estudo. Destarte utilizamos como metodologia uma pesquisa que encontra-se em andamento, sendo esta de caráter qualitativo com aplicação de questionários e com levantamento e organização dos dados coletados. Esta linha de pesquisa, no entanto, nos leva a compreender que, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e tudo o que se lhe relaciona além de exercerem um fascínio são um grande apelo para o envolvimento dos usuários em específico dos estudantes nas tarefas que podem ser disponibilizadas nas telas e no desenvolvimento das habilidades para estabelecer uma comunicação mais interativa entre professor e aluno.
Palavras-chave: Interfaces virtuais. Internet. Interação. Processo de ensino-aprendizagem.