GÊNEROS TEXTUAIS E SUA APLICABILIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL
 
Francisca Vilani Souza - UERN

O presente trabalho busca discutir os gêneros textuais orais e escritos freqüentemente usados no Ensino Fundamental. A compreensão das práticas de oralidade, leitura e escrita como atividades enunciativo-discursivas presentes em portadores de textos diversos como livros, revistas, jornais, TV, internet, cartazes, rótulos, entre outros, corrobora com o desenvolvimento da competência discursiva do aluno. Considerando a importância do aluno saber fazer uso da língua oral e escrita, nas diferentes situações de interlocução, objetiva-se neste artigo proceder a uma reflexão sobre a relação entre gêneros discursivos e produção textual. Uma vez que os PCNs propõem o estabelecimento de dois eixos para o ensino da língua, um que enfoca o uso da linguagem, por meio das práticas de escuta, leitura e produção de textos orais e escritos; e outro que destaca a reflexão sobre a língua e a linguagem, compreende-se que ensinar a língua supõe ensinar diferentes gêneros. Portanto, há necessidade de diferenciar gêneros, textos e tipos de textos, pois o desenvolvimento da noção de gêneros é que permite a mudança nos procedimentos de ensino e que possibilita a compreensão da escrita como um processo que não se realiza apenas no uso correto da gramática e da ortografia. Tomou-se como referencial teórico, Bakhtin (1992) Dionísio (2006), Marcuschi (2004), Rojo (2000) Silva( 2002), Schneuwly e Dolz, (1999).