GÊNERO TEXTUAL HISTÓRIA EM QUADRINHOS: ALGUMAS REFLEXÕES PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA

Leila Iza Andrade Santiago - UERN 
Ady Canário de Souza - UERN
 
O gênero textual histórias em quadrinhos (HQs) está inserido nos livros didáticos como nova proposta de ensino e aprendizado. As HQs são ricas em informações e podem ser encontradas em qualquer parte do mundo; elas abrangem várias temáticas, o que possibilita a sua utilização em qualquer nível de ensino. Ao longo dessa pesquisa, usando a base teórica dos estudos da linguagem sobre a questão dos gêneros textuais, serão mostradas algumas reflexões para o trabalho em sala de aula que explore as histórias em quadrinhos, levando-se em consideração a linguagem verbal e visual. Nesse sentido, utilizando-se da leitura e interpretação, observou-se qual a proposta de ensino que o livro de língua portuguesa, “componente curricular”: português do ensino médio, adotado pela rede publica, oferece para o trabalho em sala de aula, sendo constituído por vinte e nove histórias em quadrinhos, sendo 75% dos quadrinhos destinados às atividades gramaticais e 25% às atividades com textos interpretativos. Portanto, essa pesquisa nos permite perceber que as histórias em quadrinhos, direcionadas para as atividades gramaticais, têm em seus conteúdos uma linguagem formal, dita culta. Já as destinadas a trabalhos com texto, tanto trazem uma linguagem formal como informal. Percebe-se ainda, que essas histórias em quadrinhos também são utilizadas como suporte de transmissão do ensino da língua em uso, como processo de comunicação e como acontecem os processos de coerência e coesão através de seus conteúdos. Por isso, esperamos que este trabalho contribua para o desenvolvimento de novas idéias para melhorar o ensino por meio desse gênero textual, dentro do que preconizam os Parâmetros Curriculares Nacionais.