“GERALMENTE, QUANDO UM FALA, O OUTRO FICA CALADO!”
Alessandra Cardozo de Freitas - UERN
Este trabalho é um recorte da pesquisa Processo argumentativo e formação do leitor - 1ª etapa (UERN/2007-2008), que investiga as implicações do estudo da argumentação na mediação docente em aulas de leitura de literatura, mediante estudo de natureza qualitativa, com protocolos da pesquisa colaborativa, desenvolvido com 3 (três) professoras do ensino fundamental e seus respectivos alunos de turmas do 5º ano , de escola pública de Natal-RN. A pesquisa articula estudos teóricos sobre mediação pedagógica, leitura, literatura e argumentação. O trabalho empírico compreendeu três etapas: entrevista inicial, encontros colaborativos e entrevista final. A reflexão apresentada parte dos dados construídos na entrevista inicial com as professoras-colaboradoras, em resposta a pergunta: Como vocês procedem em situação de divergência de opiniões nas discussões de histórias? Em suas respostas a essa indagação, as professoras-colaboradoras responderam considerando as atitudes dos alunos, afirmando que em ocorrência de discussão “geralmente, quando um fala, o outro fica calado!” O deslocamento de sentido observado nas respostas das professoras-colaboradoras, das atitudes docentes para as dos aprendizes, mobilizou a reflexão sobre o sentido da argumentação na mediação docente e o papel do professor como aquele que medeia argumentando, investindo na divergência de pensamentos com vistas à construção de uma comunidade de leitores críticos, que expressam seus posicionamentos, articulando-os com os dos outros leitores e as informações do texto lido, num processo de autonomia intelectual e leitora. Na análise sobre tais aspectos, emergem como resultados preliminares: a necessidade de qualificar os professores no estudo da argumentação no ensino da leitura, a importância de continuar investindo em estudos nessa área e socializá-los com a comunidade acadêmica.
Palavras-chaves: Comunidade de leitores. Divergência. Argumentação. Docentes e Aprendizes.