GESTÃO SILENCIADA: LIMITES E PERSPECTIVAS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA ESTADUAL GOV. DIX. DIX-SEPT ROSADO EM MOSSORÓ-RN

Sonní Lemos Barreto - UERN/CEFET-RN
Arilene Soares de Medeiros - UERN

Para analisar o papel da gestão no contexto atual é fundamental compreendê-la à luz dos conceitos de participação democrática, poder e cidadania, verificando os limites e avanços que são impostos para a implementação de práticas mais democráticas no cotidiano escolar. O presente trabalho busca compreender a realidade educacional da Escola Governador Dix-Sept Rosado no tocante ao processo de escolha dos dirigentes escolares, na perspectiva de perceber as contradições que, comumente, se colocam entre o discurso e a prática. Para tanto, utilizamo-nos de entrevista semi-estruturada, bem como da observação sistemática do lócus da pesquisa. A gestão democrática ainda é entendida por muitos sujeitos que fazem a educação como espaço de escolha dos dirigentes. Estes, embora eleitos pela comunidade escolar ainda se sentem donos da escola e representam esse poder por meio de uma hierarquia que lhes é conferida pelo Estado. As mudanças rumo a uma gestão democrática são ainda muito discretas e confusas no âmbito escolar pesquisado. Faz-se necessário, portanto, continuar a luta rumo a um consenso problematizador que garanta uma educação mais emancipatória.

Palavras-Chave: Gestão Escolar. Participação Democrática. Educação Emancipatória.