A HIPERMÍDIA NO DISCURSO RADIOFÔNICO: UM ESTUDO DE CASO DA TEMPO FM

Amaurícia Lopes Rocha Brandão - FIC

O rádio pode ser considerado como um dos maiores meios de comunicação de massa. Isso pode estar relacionado, ao baixo custo oferecido para sua aquisição. Segundo Ferraretto (2001), até 1995, 88,8% dos lares brasileiros possuíam no mínimo um aparelho de rádio. Outras características apresentadas pelo rádio são: a possibilidade do ouvinte realizar outras atividades enquanto escuta rádio; o companheirismo que a relação entre locutor e ouvinte oferece, estabelecendo assim, uma relação de “amizade” entre os interlocutores; a portabilidade, ou seja, o rádio pode ser ouvido em qualquer lugar. Prova disso, é que mesmo com o surgimento de novas mídias, o rádio mantém um público fiel. Pelo contrário, fez com que o rádio utiliza as novas tecnologias ao seu favor, como o caso da internet, que permitiu a quebra das barreiras geográficas, permitindo que o internauta, acesse o site de uma rádio e a ouça de qualquer parte do mundo. Dessa forma, esse novo formato do discurso radiofônico pode ser considerado como uma hipermídia, já que possibilita ao receptor ter acesso a programação de uma estação de rádio, através de outro meio – a internet. Além disso, os sites das emissoras oferecem outros links, como: a programação da rádio, notícias, promoções entre outros. Essa pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a hipermídia dá suporte a rádio Tempo FM de Fortaleza, para o aumento da interação entre os interlocutores. A metodologia utiliza está sendo através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, na Tempo FM, com a realização de entrevistas com os profissionais que trabalham na emissora. Até o momento os resultados apresentados vêm mostrando que a internet funciona como um relevante aliado para o rádio. Segundo a proprietária da rádio, o provedor usado pelo site da emissora, teve que comprar outra banda, apenas para atender aos acessos do público da Tempo FM, o que mostra os alto número de acessos. A mesma, também, afirmou que preferi fazer promoções pela internet, utilizando o site, MSN ou o e-mail, pois essa maneira permite ao ouvinte participar das promoções sem ter que pagar por isso. Além disso, como prova que a internet faz parte do cotidiano da rádio, é através da utilização de um profissional conectada diariamente, entre as oito horas às dezoito horas, conectada ao MSN, conversando com os ouvintes, que mandam sugestões, criticas etc. Isso mostra, que a hipermídia permite os meios contribuem para a (re)inovação um dos outros.