LINGUAGEM PUBLICITÁRIA: SENTIDO, ARTE, PERSUASÃO E SEDUÇÃO
 
Maria Mônica de Freitas - SECD-RN

Este artigo, tem como tema central, o trabalho com a linguagem publicitária na escola. Trata-se de apresentação de referencial teórico e relato de experiências vivenciadas por professores e alunos de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da E. E. Sebastião Gomes de Oliveira – Comunidade de Melancias – Apodi/RN. O tema insere-se na área de Linguagens Códigos e Tecnologias a partir de um projeto intitulado “Linguagem publicitária: sentido, arte, persuasão e sedução”. Na elaboração e execução do projeto consideramos que, na sociedade atual, o avanço tecnológico, tem se tornado um dos maiores campos da evolução do conhecimento humano. Em todas as atividades sociais a tecnologia está presente. A televisão, o rádio, os jornais, enfim, todos os meios de comunicação utilizam em suas produções gerais algum tipo de uso tecnológico, seja ele de efeito gráfico visual ou audiovisual. Nesse contexto amplo de uso tecnológico e de sistema de produção capitalista, as linguagens são afluentes de ampla utilização das tecnologias para incrementar suas mensagens persuasivas e sedutoras na busca de atender aos objetivos do sistema, no caso da publicidade, buscar o consumidor ativo. Dessa forma, o texto publicitário pode ser uma das produções que apresentam muitas probabilidades de uso lingüístico a fim de provocar a sedução, o convencimento e a persuasão do consumidor, ativando-o a tomar atitudes de compra. É nisso que flui a importância de se trabalhar o gênero na escola, visando desenvolver no aluno, em especial do Ensino Médio a capacidade de compreender como a publicidade utiliza esses recursos lingüísticos. Durante processo ensino-aprendizagem, desenvolvemos diversas atividades de cunho teórico e prático, as quais possibilitaram aos alunos se apropriar desse conhecimento para utilizarem como aporte na realização das atividades discursivas orais e escritas, e no design de textos publicitários.