A INSCRIÇÃO DO “NOVO HOMEM” NA PUBLICIDADE
Antonia Margarete dos Santos - UERN
Dayse Litza da Costa Oliveira - UERN
O tema abordado neste trabalho trata de como o homem é visto pela mídia e pela sociedade. Este homem que muitas vezes é visto como o (macho) da casa, como o durão, que exerce funções nas quais a força bruta é quem manda que não se cuida (visualmente), ou seja, este homem que não pode mostrar sua sensibilidade. E esta imagem é o que vem mudando na sociedade moderna, pois, o homem está se mostrando mais cuidadoso e exercendo funções que até então eram exercida por mulheres. Objetiva-se assim investigar como a mídia que é um forte meio para acabar com os preconceitos, e quais as estratégias discursivas é usada pela publicidade para escrever a imagem do “novo homem”. Espera-se alicerçado nossa discussão, o trabalho tem como objetivo analisar as estratégias utilizadas pela publicidade para inscrever a imagens do “novo homem”. Para isto, será feita uma pesquisa sobre o que dizem alguns autores como, por exemplo, Bourdieu (1998), Louro (1997), Rolnik (1998), Schpun, (2004), e a utilização dos dispositivos teóricos analíticos da Analise do Discurso, especialmente a memória e o interdiscurso e como eles participam da construção da construção do “novo homem”. Nas peças analisadas. As peças para análise serão escolhidas no google imagens e em revistas impressas que ofereçam elementos para a investigação da temática em questão.