O PERSONAGEM SIMBIÓTICO
Gerson Boaventura Bastos Netto - UECE
Este trabalho, de caráter descritivo, explora o personagem de videogame como um construto que resulta da soma entre o caráter participativo do jogador e o caráter procedimental da máquina sobre os caráteres espacial e enciclopédico do videogame. Apresenta uma visão crítica da violência dentro dos videogames, explorando como ocorrem as escolhas do jogador dentro destes e que elementos influenciam essas escolhas de modo a proporcionar o comportamento violento que acaba por se estender também para além do ato de jogar. Essas escolhas serão a contribuição do jogador dentro do processo de criação do personagem, que apresenta conseqüências sociais que vão além do videogame. A contrapartida do videogame virá nas opções disponibilizadas, na construção do cenário e do enredo, nos ângulos de câmera e em outros aspectos próprios da ambientação e representações contidas no mesmo, que favorecerão uma imersão e agenciamento mais profundos e eficazes que, por sua vez, tornarão a experiência violenta ainda mais realista. O trabalho está fundamentado nos estudos de Murray (2003), que explora a interação entre jogador e videogame; Alves, que, em parte de seu trabalho, explora o ato de jogar como um processo de catarse; e Gentile & Gentile, que traçam paralelos entre os videogames e a educação.
Palavras-chave: Personagem. Videogame. Narrativa interativa. Agenciamento. Violência.