LETRAMENTO E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: TRABALHANDO COM O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS

Gisélia Batista de Oliveira - UERN

Este trabalho objetiva discutir e apresentar a importância das Histórias em Quadrinhos para a aula de português, utilizando o livro didático, como uma questão fundamental para o letramento de alunos e alunas na escola, nas atividades de leitura e produção de texto. O corpus constitui-se de um volume da coleção de LDP Projeto Araribá: Português do Ensino Fundamental. Para a análise dos dados recortados do livro, desenvolvemos os procedimentos metodológicos da descrição e interpretação, utilizando a abordagem qualitativa, norteados pela perspectiva de gênero do discurso e nas diretrizes dos PCN, bem como os estudos do letramento. Como conclusão, a análise apresenta que o LDP, ao utilizar o gênero HQs nas atividades escolares de leitura e produção de texto, revela uma preocupação com a autonomia do aluno, contribuindo para o letramento escolar. Conclui-se que o ensino de português através de gêneros é importante porque traz para dentro das escolas situações de comunicação utilizadas no cotidiano dos alunos. O LDP pode e deve explorar o lado social de seus textos. O ensino de português através de gêneros é importante porque traz para dentro das escolas situações de comunicação utilizadas no cotidiano dos alunos/as e as histórias em quadrinhos apresenta-se como uma ferramenta para o processo de letramento.