LETRAMENTO INCLUSIVO: O PROTAGONISMO DO ALUNO EM SALA DE AULA
 
Louize Lidiane Lima de Moura - UFRN

O conceito de letramento vem se consolidando na ciência lingüística, desde os anos 80, como um “conjunto de práticas sociais que usam a escrita, enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia, em contextos específicos, para objetivos específicos” (KLEIMAN, 1995). Baseando-se nesse pressuposto, a presente comunicação pretende mostrar como se dá a inclusão do aluno como sujeito motivado a aprender, em sala de aula, sendo a escola uma das agências de letramento, e qual a importância de tal protagonismo para o sucesso no processo de ensino-aprendizagem. O corpus da pesquisa compõe-se de produções textuais e também de gravações em áudio, recolhidas em aulas de Língua Portuguesa associadas a um Projeto de Letramento, promovido pela UFRN em parceria com o MEC. O Projeto tematiza a questão do “Trabalho e identidade”, sendo desenvolvido em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade do Natal. O estudo apresentado não é conclusivo, pois faz parte de uma pesquisa que ainda está em andamento, porém, as análises até agora realizadas evidenciam o desejo dos aprendentes pelo conhecimento, mesmo em condições sócio-econômicas extremamente desfavoráveis. Esse fato revela o surgimento de um novo modo de agir desses cidadãos estigmatizados frente às oportunidades de aprendizado que valorizam sua agência social. Percebe-se, nesse sentido, o letramento como uma forma de inclusão social.