LINGUAGEM, IDENTIDADE E QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA UNIVERSIDADE
Evelynne Marinho de Amorim - UERN
Ady Canário de Souza - UERN
Este trabalho tem como objetivo mostrar como se constroem as identidades de gênero e de raça de estudantes negros e negras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através de suas práticas discursivas. Para isso, serão utilizados como base teórica os dispositivos analíticos da Análise do Discurso (FOUCAULT, 2005), as contribuições dos Estudos Culturais acerca das identidades sociais (HALL, 2005), em diálogo com os Estudos Educacionais (OLIVEIRA, 2003), Estudos Sociais (MUNANGA, 2006), na dimensão de raça (GUIMARÃES, 2004) e de gênero (LOURO, 2000). A análise será feita vislumbrando a conjunção entre Linguagem e História. A partir dos enunciados produzidos pelos estudantes interpretaremos como se constituem suas identidades na universidade. Serão interpretadas as dificuldades ou problemas que eles/as sofreram como alunos/as negros/as, dentro e fora da academia. Sabemos que a desigualdade étnico-racial ainda é presente na sociedade brasileira e ressoa na universidade, um lugar privilegiado para investigar a atuação do sistema de reprodução das desigualdades sociais e de compreensão dessa realidade. Os resultados, de forma parcial, apresentam que são muitos os preconceitos que os universitários negros/as enfrentam e que em seu percurso estudantil esses sujeitos subjetivam-se, resistem na luta contra o preconceito e pela permanência no espaço conquistado.