O GÊNERO TIRINHA NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS – OLHARES VALORADOS

Julianny de Lima Dantas - UFRN

De acordo com os PCN’s de Língua Portuguesa (1998) para o 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental, a “importância e o valor dos usos da linguagem são determinados historicamente segundo as demandas sociais de cada momento” (p. 23), sendo a escola responsável por atender a essas demandas, revisando seus métodos de ensino regularmente. Na sociedade contemporânea em que vivemos, a despeito de muitos outros momentos históricos, a apreensão e uso de imagens torna-se cada vez mais influente em nossas ações comunicativas, em parte pelo uso intensivo das mídias televisivas, impressas e eletrônicas. O texto visual interage com o verbal em diversos gêneros discursivos em maior ou menor grau, estando a história em quadrinhos e a tirinha, apenas para citar alguns, entre os gêneros onde a interpretação de imagens é essencialmente determinante para a compreensão dos enunciados veiculados. Ainda assim, verificamos que o Livro didático, suporte legitimado pela escola, ainda carece de meios eficazes de abordagem dessa linguagem visual da qual falamos. Nosso objetivo, nesse artigo, é analisar como se dá a abordagem do gênero tirinha em livros didáticos de Língua Portuguesa de uma determinada coleção recomendada pelo PNLD 2008, observando se há, ou não, propostas efetivas de estudo da imagem, com vistas a um letramento visual consistente. Para tanto, levamos em consideração trabalhos como os de Belmiro (2006) e Mendonça (2006), entre outros, bem como estudos específicos sobre a natureza e constituição da linguagem (Bakhtin 1981, 2003).