O PAPEL DA ESCRITA NO PROJOVEM: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA

Gilmara Freire Azevedo - UFRN

Nossa pesquisa consiste numa reflexão sobre as orientações dadas às atividades de escrita para os alunos participantes do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM, Natal/RN. Os pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam o nosso trabalho são, predominantemente, os construtos advindos da Lingüística Aplicada e, principalmente, a concepção dialógica da linguagem de BAHKTIN (1992). A metodologia utilizada é de base qualitativa, esta pesquisa está situada no campo da Lingüística Aplicada ao ensino de Língua Materna e tem um caráter descritivo e exploratório. Pretendemos nos utilizar da abordagem qualitativa para análise dos resultados apresentados. De acordo com as observações feitas até agora, verificamos que o programa ainda apresenta uma concepção de ensino muito calcada no ensino descritivo e que o trabalho com texto é tomado apenas como pretexto para o ensino de gramática. O trabalho com os gêneros discursivos e com a escrita é calcado sempre em situações simuladas e não em situações reais de uso. Em nosso entendimento, esse trabalho com a escrita deve ser feito considerando situações reais, leitores reais e necessidades reais. Considerar tais aspectos torna esta pesquisa uma fonte não só de saber, mas também de reflexão. Tomaremos como ilustração um tópico de referência do guia de estudo para por meio dessa análise estabelecer um contraponto entre os direcionamentos apontados pelo manual de orientações gerais do programa e a proposta de escrita apresentada pelo manual do aluno.