O PROCESSAMENTO DE ÁUDIO NA CRIAÇÃO MUSICAL
 
Henderson J. Rodrigues - UERN

A construção musical, desde os anos de 1950, tem utilizado a síntese e mixagem sonora por diversos meios, sobretudo na música eletroacústica. Na atualidade o computador tem um papel fundamental neste processo musical através de diversos aplicativos de síntese, manipulação, mixagem, análise espectral etc. Uma das lacunas encontradas na criação musical eletroacústica na contemporaneidade é a incapacidade destes sistemas proverem padrões para os objetos sonoros criados, a fim de permitir um maior controle do discurso e da sintaxe musical pretendida. Apresentaremos uma proposta de construção de um sistema que utilizará as características acústicas da voz para produzir amostras sonoras específicas para a criação musical eletroacústica. Nossa pesquisa utilizou conceitos de acústica e parametrização física, bem como, de conceitos de sintaxe musical eletroacústica. Nosso referencial teórico abrangeu diversas áreas de conhecimento como física aplicada, estruturação musical, computação aplicada entre outras, sendo, portanto considerada uma iniciativa em direção à interdisciplinaridade. Com base nos conceitos pesquisados foi implementada uma plataforma de síntese sonora capaz de modelar as características acústicas da voz a qualquer som, gerando objetos sonoros com capacidade organizacional impar para a estruturação da musical eletroacústica. A plataforma, chamada ISIB-VOX, foi implementada na linguagem JAVA, e deve estar disponível online no site do MUS3 – Grupo de pesquisa em Musicologia, Sonologia e Computação, coordenado pelo professor Dr. Didier Guigue na UFPB.