A PRÁTICA REFLEXIVA NO ENSINO DE LINGUA ESTRANGEIRA: NOVAS PERPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
Deny de Souza Gandour - UERN
Neste trabalho, discutimos a importância das práticas reflexivas no processo de formação inicial e continuada de professores de língua inglesa. Segundo as mais recentes discussões na literatura específica, os cursos de formação de professores de línguas no Brasil, de um modo geral, não têm sido eficientes no propósito de formar professores que sejam capazes de refletir criticamente sobre a sua prática docente, de modo que possam fazer escolhas sobre o quê, como e por que ensinar, de modo que essas escolhas sejam informadas teoricamente. Nossas primeiras análises permitem verificar a preocupação dos professores em preencher “lacunas” deixadas pela formação pré-serviço. Tais lacunas partem de uma compreensão restrita sobre a natureza da linguagem que, devido à concepção epistemológica excessivamente técnica, constituise como um dos principais problemas para uma plena mobilização de saberes no processo de tomada de consciência, teoricamente orientada, sobre as intenções e ações em sala de aula.