DICIONÁRIO PARA APRENDIZES DE LE: OPINIÃO DE ESTUDANTES DE LÍNGUA INGLESA SOBRE O ENSINO DAS HABILIDADES DE USO DESSA FERRAMENTA
 
Edna Maria Vasconcelos Martins Araújo - IMPARH

O bom uso do dicionário pelos aprendizes, no decorrer da aprendizagem de um idioma, depende das orientações que estes recebem dos professores. Dessa forma, é necessário que se compreenda de que modo os estudantes de língua estrangeira percebem o dicionário e como eles são incentivados a utilizar essa obra de forma mais produtiva. No sentido de investigar um possível desenvolvimento dos aprendizes após experimento com o dicionário aplicado a eles, apresentamos, neste trabalho, a análise dos relatos das entrevistas com os 16 aprendizes de inglês que participaram da pesquisa. Tais relatos revelaram que: 1) os professores não orientam seus alunos quanto ao manuseio apropriado dessa ferramenta; 2) tampouco o utilizam para atividades no sentido de desenvolver a competência lingüística do aluno; 3) os aprendizes não conhecem o dicionário monolíngüe de inglês e não são estimulados a utilizá-lo. Os relatos também afirmaram que, após o experimento aplicado, houve um desenvolvimento dos participantes quanto ao uso do dicionário, principalmente, do conhecimento do teor dicionarístico, o qual inclui a estrutura do dicionário, as informações que ele oferece, as possibilidades de uso, os tipos ofertados no mercado, as estratégias de uso dessa ferramenta didática, além de outros aspectos. Portanto, esta pesquisa ressalta a importância de explorar o dicionário monolíngüe em sala de aula através de atividades diversas e de alertar o professor de idiomas sobre a necessidade de desenvolver no aluno suas habilidades de uso da obra lexicográfica.