PRÁTICAS DE ENSINO DE LEITURA POR MEIO DA ANÁLISE DO ROMANCE "SE UM VIAJANTE NUMA NOITE DE INVERNO", DE ÍTALO CALVINO

Adriana Teixeira Pereira - UFC
Patrícia dos Santos de Paula - UFC

Este trabalho tem o intuito de analisar os aspectos de concepção da literatura, tais como a sua funcionalidade e seu uso sinfrônico, a partir do estudo do romance Se um viajante numa noite de inverno (1982), do autor Ítalo Calvino. Tenta-se a partir deste hiper-romance apresentar a necessidade de interação do leitor com o texto em suas mãos, uma vez que o leitor é transportado para o centro da narrativa ficcional. Ao nos determos na acepção de literatura, esta análise fixa-se em trazer as várias estratégias de leitura em paralelo às linguagens utilizadas dentro do romance, estratégias essas que se torna base para a interação entre mensagem e leitor. Esse trabalho apresenta, ainda, as idéias de Constagnino (s.d) sobre o ato da leitura, a qual só será prazerosa e eficiente quando houver uma interação de pensamentos, ou seja, quando o leitor começa a tomar suas próprias interpretações de determinado texto, assim, uma leitura não se limita apenas a descobrir a narrativa, mas ela instiga o leitor a criar seu próprio livro, isto é, seu próprio percurso de leitura. Logo, nesse estudo da obra Se um viajante numa noite de inverno chegaremos à conclusão de quão importante é a concepção de literatura, pois é com o auxílio dela que o professor irá desenvolver estratégias de leitura em sala de aula, apresentando a leitura não só como atividade escolar, mas também como aprisionamento de mundo, ou seja, a leitura proporcionando ao aluno as várias interpretações do mundo a sua volta.