ENSINO DE LEITURA: A PROPOSTA DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Ana Paula Lopes - UERN

Diante das discussões realizadas em torno do ensino de língua materna, de modo especial ao ensino de leitura, tem-se evidenciado a necessidade de fundamentar essa prática em uma concepção de linguagem como interação e leitura como interlocução autor-texto-leitor. Considerando isso, este trabalho tem por objetivo analisar a proposta de leitura do Livro Didático de Língua Portuguesa – LDP, buscando compreender as concepções de linguagem, texto e leitura subjacentes às atividades propostas. Para isso buscamos respaldo teórico em Kleiman (2003), Geraldi (2003), entre outros e analisamos o LDP a partir de uma abordagem qualitativa. Nossas análises nos permitem afirmar que o modo como a leitura é trabalhada não possibilita a interlocução entre texto e leitor, nem favorece a formação de um leitor ativo, uma vez que reconhecemos que essas atividades são fundamentadas em uma concepção de linguagem como instrumento de comunicação, de texto como repositório de informações e leitura como decodificação. Vimos, portanto, a necessidade do LDP ser revisto quanto à proposta de leitura, que precisa considerar o aluno ativo no processo de construção de sentidos para o texto. O professor não deve usar o LDP como instrumento exclusivo de trabalho.

Palavras-chave: Ensino de língua materna. Leitura. Livro Didático de Língua Portuguesa. Formação do Leitor.