RELAÇÕES INTERGENÉRICAS CONSTITUTIVAS DA HOMEPAGE

Vicente de Lima Neto - UFC

Este trabalho tem como objetivo investigar as mesclas genéricas que acontecem no gênero homepage, tendo em vista que a diversidade de gêneros digitais que se interpenetram na tela do computador configuram à homepage uma de suas principais características, que é permitir o imbricamento de diversos gêneros pertencentes a diversos domínios discursivos que co-ocorrem num único espaço. Este estudo é de interesse tanto de pesquisadores da área das práticas discursivas como dos que se interessam por estratégias de textualização, uma vez que fornece uma reflexão acerca das novas práticas sociais de uso da linguagem, assim como torna possível observar os desafios enfrentados por teóricos dessas áreas no exercício de identificação e classificação dessas práticas emergentes do ambiente digital. A execução desta proposta, de cunho descritivo e exploratório, baseia-se na teoria de gêneros swalesiana (SWALES, 1990) e traz uma análise das relações intergenéricas que ocorrem em homepages de grandes portais da Internet, como o do Universo Online (UOL). Como pressuposto, valemo-nos da concepção de que todo gênero digital é transmutado de outro gênero não pertencente, necessariamente, à hiperesfera digital, exceto exatamente a homepage, posição esta defendida, também, por Askehave (2004) e Askehave e Nielsen (2005). Tal análise revela que, embora as mesclas entre os gêneros no ambiente digital não sejam diferentes das que ocorrem fora dele, o hipertexto propicia misturas que são levadas às últimas conseqüências. Isto se explica porque a confluência de modos enunciativos, tais como as materializadas em imagens animadas, sons e escrita, são interpostos ao mesmo tempo na tela, ocasionando uma mistura harmosiosa de todos esses elementos. Em conseqüência, acontecem, geralmente, mesclas genéricas de naturezas diversas e, no caso da homepage, mesclas que são necessárias a sua caracterização como gênero, diferentemente do que ocorre, por exemplo, no rádio ou no livro impresso, ou na confluência de domínios discursivos num mesmo ambiente, tais como o jornalístico ou o publicitário.