LETRAMENTO DIGITAL: DELIMITANDO PRÁTICAS
 
Samuel de Carvalho Lima - UFC

O presente trabalho tem como objetivo confrontar duas delimitações acerca das práticas sociais de leitura e escrita realizadas por cidadãos letrados em ambientes digitais. Uma análise dessas duas delimitações é de interesse tanto para pesquisas na área de Gêneros Digitais como para a Lingüística Aplicada, uma vez que fornece um mapeamento das dimensões que lidam com o fenômeno letramento digital. A execução desta proposta baseou-se na comparação entre as considerações sobre electronic literacy apresentadas por Shetzer e Warschauer (2000) e as considerações sobre letramento digital manifestadas por Xavier (2005). Em seguida, analisou-se a aproximação, bem como as dessemelhanças, dessas duas contribuições na caracterização de um sujeito letrado digitalmente enquanto participante do processo de ensino-aprendizagem em ambientes virtuais, levando em consideração as habilidades determinantes para esse estado/condição (de sujeito letrado). Tal análise revelou que, para alguns autores (SHETZER; WARSCHAUER, 2000), caracterizar o letrado digitalmente pode ser feito de maneira objetiva, o que se justifica na observância de mudança de posturas pelo sujeito que, por exemplo, deixa de escrever ensaios para produzir hipertextos e deixa de utilizar palavras para fazer uso da multimídia. Para outros autores (XAVIER, 2005), distinguir um letrado digitalmente de maneira precisa ainda é um tanto desafiador. Como conclusão, verificou-se que a caracterização e a categorização das competências e habilidades atualizadas pelos cidadãos, ao exercerem as práticas letradas em ambientes digitais, estão relacionadas, principalmente, ao grau de familiaridade e a relação intrínseca que é estabelecida entre sujeito e tecnologia, o que depende das condições sócio-econômicas de cada cultura/sociedade.