ARGUMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

Ana Alice de Freitas Neta Araújo - UERN
Efigênia França Correia Aquino - UERN
Alessandra Cardozo de Freitas - UERN

Com este estudo pretendemos discutir uma possibilidade de avaliação formativa da aprendizagem, no Ensino Fundamental, com especial olhar para atividades que priorizam o trabalho com a argumentação. Compreendemos que a argumentação deve ser abordada no ensino a Língua Portuguesa, inclusive no que se refere ao ato de avaliar. Para provocarmos as discussões acerca da importância do ensino de argumentação nas aulas de língua materna, numa perspectiva dialética e que leva em conta os sujeitos e a forma como estes conduzem o processo de construção de sentidos, nos respaldamos em estudos de Barbisan (2007); Fontana (2005); Barreira (2006); Ferreira (2006), entre outros Assim, nossos passos metodológicos apresentam uma linearidade seqüencial de abordagem: observar o aprendiz, compreender/analisar suas estratégias de aprendizagem e tornar a decisão favorável ao processo de ensino-aprendizagem. Nossos resultados se voltam para o fato de que, na realidade do ensino de língua materna, os apresentam uma disposição natural para reconhecer o outro na formação de seus discursos e falas e, portanto, possuem noções incipientes de interlocutor, auditório e lugar de enunciação. Acreditamos que argumentação deve perpassar a essência das atividades realizadas nas mais diversas disciplinas, sendo explorada e discutida, sobretudo, dentro do ensino de língua materna, estimulando o aluno a levantar e defender posições num determinado contexto e acerca de uma temática específica, visando defender seu ponto de vista com base em técnicas argumentativas.

Palavras-chave: Argumentação. Avaliação Formativa. Auditório. Enunciação.