CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE LEITURA
Raquel Monteiro da Silva - UFPB
Maria Ester Vieira de Sousa - UFPB
O presente trabalho resulta do plano Práticas de leitura de professor que se insere no projeto de pesquisa Práticas escolares de leitura e discursos sobre a leitura e, especificamente, tem como sujeito da pesquisa professores de escolas públicas e privadas da cidade de João Pessoa, investigando as suas práticas de leitura, a sua concepção acerca do aluno - leitor, as atividades de leitura que desenvolve em sala de aula. O corpus da pesquisa foi constituído a partir de questionário a que os professores responderam. Neste trabalho, fazendo um recorte da pesquisa realizada, pretendemos mostrar dados, por nós quantificados e discutidos, sobre o que dizem os professores acerca da leitura, objetivando investigar a sua concepção de leitura e de que forma essa concepção pode influenciar o ambiente escolar de um modo geral. Também é novo objetivo observar como esses professores concebem o aluno-leitor. De maneira geral, os resultados demonstram que os professores revelam que uma concepção extremamente positiva de leitura; boa parte dos professores se considera leitor, porém não considera o aluno como leitor; afirmam que devido ao alunado não ler, apresentam problemas de compreensão textual, muitas vezes apenas decodificando o texto, não absorvendo o conteúdo de leitura.
Palavras chave: Discurso do professor. Concepção de leitura. Concepção de aluno-leitor.