A CONCEPÇÃO E O TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO SUPERIOR
 
Maria Eliete de Queiroz - UERN
Crígina Cibelle Pereira - UFRN

Este trabalho é um recorte da pesquisa “A função social dos textos trabalhados no ensino de língua materna e estrangeira: um estudo acerca dos gêneros discursivos adotados no Ensino Médio e Superior”/ATUAÇÃO Para esta comunicação o nosso objetivo é apresentar a concepção e o trabalho com os gêneros discursivos em sala de aula de língua materna do Ensino Superior. Os dados foram coletados através de notas de campo e questionários aplicados aos alunos e professores do 7º período do Curso de Letras/CAMEAM/UERN. Nosso referencial teórico se constitui por autores como Bakhtin (2003), Geraldi (1994), Bronckart (1999), Souza (1998; 2000; 2001; 2004; 2005b), nos próprios PCN (BRASIL, 2001), Swales (1990), Schneuwly e Dolz (1997), Marcuschi (2003; 2005), Antunes (2002; 2003; 2005), entre muitos outros. Esta pesquisa assume um caráter descritivo, de base qualitativa. O universo de estudo é constituído por professores e alunos do Curso de Letras do CAMEAM, nas habilitações de Língua Portuguesa. Com base nos dados, percebemos que apesar da inserção do gênero como objeto de ensino, os resultados direcionam para uma vaga compreensão da concepção de gêneros e do agir do professor para com esta ferramenta de ensino, o que reflete na visão de ensino de língua voltado para o estudo temático e estrutural/organizacional do texto. Nesse sentido, apontamos a necessidade de um ensino que contemple o estudo dos gêneros em suas dimensões sociais, funcionais e pragmáticas do uso da linguagem nas diferentes atividades humanas.