CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TEXTUAL NO CONTEXTO ESCOLAR

Maria Regivânia Gomes Lopes - UERN

Nas reflexões desenvolvidas neste estudo, partimos da suposição de que os critérios adotados pelos professores para a avaliação das produções escritas em situação escolar refletem a sua visão de texto, de ensino de língua e de aprendizagem, e que, por esse meio, o professor estará construindo a sua prática pedagógica. O principal objetivo é verificar sob quais aspectos os procedimentos avaliativos contribuem para o desenvolvimento ou não das práticas de escrita na escola, bem como situar a avaliação escolar numa perspectiva sócio-interacionista. Os recursos metodológicos realizaram-se a partir de uma pesquisa bibliográfica acerca desses conceitos, da aplicação de questionário com professores do ensino médio e fundamental e coleta de textos avaliados por eles. Constatamos através das análises que os professores concebem o ensino de texto, bem como de linguagem numa perspectiva de ensino interacionista. No entanto, ainda há uma precariedade desses conhecimentos na prática, haja vista que a avaliação realizada pelos professores ainda esteja centrada na supervalorização da forma.