A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA ESCRITA COLABORATIVA DO BLOG

Lucas Lima de Vasconcelos - UFC

O presente trabalho procede de nossa experiência como bolsista de Iniciação à Docência na disciplina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos (LPTA), ministrada na Universidade Federal do Ceará (UFC) no período de 2008.1. Sendo um dos objetivos da disciplina o de ajudar aos alunos de LPTA na empreitada de elaborar um artigo científico, foi proposta a criação de um blog como um espaço alternativo de interação entre os atores envolvidos nesse processo de escrita, que durou todo o semestre letivo. Objetivamos à comprovação da viabilidade do aproveitamento do mencionado gênero hipertextual como ferramenta que auxiliasse na construção do conhecimento de como se elabora um artigo acadêmico. Trabalhamos com a hipótese de que o fato de esse gênero permitir a construção de uma escrita colaborativa interfere positivamente na descoberta da autoria, graças à produtiva interação entre alunos, monitores e professor. Assim, os dados mostram que, por meio de um espaço específico do blog, denominado comentários, os alunos puderam compartilhar suas dúvidas e auxiliar seus pares diante dos desafios impostos pela disciplina de LPTA. Para análise, foram extraídas imagens do blog através das quais flagramos momentos da interação entre os sujeitos. Os resultados mostram que o referido ambiente virtual se mostrou como um gênero importante para os alunos de LPTA na medida em que ele permitiu que todos nós ganhássemos com esse processo de socialização e engajamento durante o exercício de produzir os artigos científicos.

Palavras-chave: Blog. Interação. Aprendizado.