O ETHOS NO ORKUT

Irma Feitosa Lima Marinho  - UERN
Leila Karla Morais Rodrigues - UERN

O trabalho pretende tecer algumas considerações acerca da construção do ethos no interior do site de relacionamento virtual – Orkut, tomando como ponto de partida os perfis dispostos nas home pages dos usuários. A análise ora realizada pauta-se nos dispositivos teóricos da Análise do Discurso de escola francesa, sobretudo com foco na noção de ethos embargada por Maingueneau (2002,2005,2008). Visando explicitar o processo de projeção/apropriação do ethos pelos sujeitos co-enunciadores, consideramos pertinente à nossa investigação a cena enunciativa como um todo em seus diversos elementos constituintes. Objetiva-se, em última instância, estabelecer uma discussão sobre a maneira pela qual o ethos é construído num espaço aberto (a internet), bem como discutir as estratégias utilizadas na investidura de sua composição identitária. Por fim, almejamos destacar os tipos de ethos mais freqüentes no Orkut, tendo em vista as características peculiares do ethos no cerne desse gênero textual. Será importante, ainda, em nossa análise, considerarmos os dispositivos imagéticos que se apresentam na página do usuário como elementos que auxiliam no traçar do perfil identitário do sujeito. Para tanto, o trabalho não pode desconsiderar a relação ethos e identidade na construção de perfis no Orkut. Os resultados da análise revelam a predominância do caráter dialógico no processo de construção do ethos no Orkut. As projeções que os indivíduos fazem de si estão pautadas, sobretudo, no desejo de satisfazer às expectativas nutridas pelos interlocutores com relação à sua pessoa, enquanto representação identitária. Por meio do mecanismo da antecipação, os sujeitos conjeturam sobre a representação imagética mais expressiva e pertinente ao seu público e aos seus próprios objetivos. O ethos encontrado com mais freqüência, dentre os que investigamos, é o ethos de virtude. Nele, as imagens elencadas inclinam-se para a exposição de personalidades delimitadas pela tônica da positividade.

Palavras-chave: Discurso. Ethos. Gênero Textual. Orkut. Identidade.