DIAGNÓSTICO DO PERFIL DO LEITOR DE ESCOLA PÚBLICA

Ananias Agostinho da Silva - UERN

O diagnóstico deve ser aqui compreendido como uma forma de detectar, identificar e mapear a situação atual dos alunos em relação à leitura. Assim, o presente artigo é uma tentativa de sistematização e análise parcial dos dados coletados em uma pesquisa realizada na Escola Estadual Josefina Xavier, no município de Lucrécia-RN, com o objetivo de traçar o perfil do leitor de ensino público. A metodologia utilizada constitui na aplicação de um instrumental com dose questões para uma turma do nono ano, que focavam aspectos relacionados às experiências do leitor em âmbito geral e na escola. Para isto, foram definidas categorias estabelecidas da seguinte forma: freqüência, gênero, preferência, suporte e/ou incentivo à leitura. Este estudo demanda fundamentação teórica, desta forma, nos basearemos em autores como Kato (1985), Kleiman (1993), Geraldi (2000), Teodoro (1995), dentre outros. Por fim, os leitores analisados estão começando a compreender o que realmente significa leitura, mas vê-se a necessidade urgente de serem repensadas as políticas da escola voltadas ao incentivo do hábito de leitura, orientando-se pela idéia de que existem várias concepções de leitura e que esta é uma prática social.

Palavras-chave: Diagnóstico. Concepções de Leitura. Perfil do Leitor.